logo RCN
ECONOMIA

Decreto reconhece empreendimentos da Economia Solidária em SC

Na última sexta (18/06), o governo estadual publicou decreto com regulamentação parcial da Lei 17.702/2019, que institui a Política Estadual da Economia Solidária, de autoria da deputada Luciane Carminatti (PT).


O Decreto 1.332/2021 institui o Cadastro de Empreendimentos Econômicos Solidários (Cadsol) e o seu reconhecimento para acesso às políticas públicas. Entre elas, o fomento ao empreendedorismo, o crédito para a geração de trabalho, emprego e renda, o microcrédito orientado e o assessoramento técnico. 


Na prática, o decreto beneficia associações, cooperativas, grupos de produção, clubes de trocas e empresas autogestionárias que produzem e comercializam produtos. A autogestão é aquela em que "todos os que trabalham são donos e todos os que são donos trabalham".


De acordo com o decreto, os empreendimentos farão o cadastro por formulário online a ser disponibilizado pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável. A pasta será responsável pela gestão do CadSol em conjunto com o Conselho Estadual de Artesanato e Economia Solidária.


Há mais de uma década, empreendimentos solidários reivindicam medidas legais para sair da informalidade. Em 2013, a deputada Luciane Carminatti propôs a instalação de uma Frente Parlamentar, que segue ativa e sob sua coordenação, para construir esses avanços.


"É uma conquista histórica para o setor. E vamos continuar articulados visando à construção dos decretos que regulamentem os espaços de comercialização e o Fundo Estadual da Economia Solidária", enfatiza Luciane.

Governo do Estado lança programa para fomentar construção de usinas de asfalto Anterior

Governo do Estado lança programa para fomentar construção de usinas de asfalto

Próximo

Moisés: 'Quando os catarinenses se unem, qualquer obstáculo pode ser superado'

Deixe seu comentário