HOMENAGEADOS POR TEMPO DE SERVIÇO PRESTADO A COMUNIDADE RODEENSE
Durante os meses de agosto e setembro, o músico e professor Nilo Andrei Formigari, morador do município de Benedito Novo, realizou o projeto “Apresentações Musicais Folclóricas: preservando e celebrando a cultura local”. O projeto foi aprovado pela Lei Aldir Blanc em nível estadual, junto a Fundação Catarinense de Cultura (FCC) e teve como espaço de execução alguns educandários e entidades nos municípios de Rodeio e Timbó.
O projeto consistiu em realizar apresentações em escolas e entidades das cidades citadas com a temática folclórica. Dessa forma, foram apresentadas músicas étnicas de origem alemã, italiana, polonesa e, também, do gênero sertanejo e gaúcho, representando a etnia luso-brasileira.
As apresentações contaram com comentários acerca da história de ritmos, letras e instrumentos, por parte do proponente, mas também com dinâmicas e interação com os alunos e professores.
Pensando na acessibilidade, o projeto contava com um intérprete de libras, visando a inclusão de alunos surdos e também para visibilizar a causa da inclusão nas escolas.
O projeto foi realizado nas escolas: EEF Senador Francisco Benjamin Galotti (Rodeio), EEB Osvaldo Cruz (Rodeio), EEF Clara Donner (Timbó), Ancionato Elze Benz – Lar do Idoso (Timbó), EEB Hugo Roepke (Timbó), EEB Professor Juvenal Cardoso Zanella (Timbó) e na Associação de Pais e Amigos Excepcionais – APAE (Timbó). As atividades atingiram um total de 1454 pessoas somando todas as entidades citadas.
Essas atividades culturais vêm sendo realizadas pelo músico desde o ano de 2023, via leis de incentivo cultural como a Lei Paulo Gustavo e Lei Aldir Blanc, levando música, história e atividades culturais para municípios como Benedito Novo, Doutor Pedrinho, Rio dos Cedros e, agora, para Rodeio e Timbó.
Oportunamente, Nilo pretende realizar mais dessas atividades em escolas e entidades que ainda não receberam o projeto nas cidades citadas, mas também atingir municípios que ainda não foram alcançados pelo projeto.

Deixe seu comentário