HOMENAGEADOS POR TEMPO DE SERVIÇO PRESTADO A COMUNIDADE RODEENSE
A TIM ampliou a cobertura do sinal 5G em Santa Catarina em novembro. No encerramento do último mês, a operadora já disponibilizava internet de ultravelocidade em 16 cidades do Estado. Em relação a outubro, mais dois municípios passaram a ser contemplados pela tecnologia.
A lista inclui Florianópolis, Joinville, Blumenau, Itajaí, São José, Chapecó, Palhoça, Balneário Camboriú, Itapema, Navegantes, Penha, Balneário Piçarras, Camboriú, Garopaba, Imbituba e Laguna.
A cobertura, no entanto, ainda não abrange todo o território desses municípios. A única cidade nesta condição na região Sul do país é Curitiba (PR).
Pelas exigências impostas pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), as empresas de telecomunicações que têm aval para explorar o 5G deveriam ter instalado ao menos uma antena para cada 50 mil habitantes nas 26 capitais brasileiras e no Distrito Federal até 31 de julho deste ano.
No caso da TIM, a operadora está “bem à frente da obrigação”, destacou o diretor de Tecnologia da empresa, Leonardo Capdeville, em evento para jornalistas no Rio de Janeiro*— Eram 27 cidades (a obrigação) e chegamos a 200 no primeiro ano. Temos que cobrir todos os municípios acima de 30 mil habitantes com o 5G até 2029.
Como a gente está antecipando, podemos pensar que vamos chegar uns dois ou três anos antes. Então estamos falando de 2026 e 2027 — projeta o executivo.
A TIM já cobre todo o Brasil com o sinal 4G, tornando-se a primeira operadora a atingir esse feito – a conquista foi anunciada no mesmo evento para a imprensa. Em Santa Catarina, a empresa lidera o mercado de telefonia móvel.
Capdeville não abre números e metas, mas diz que, para o Estado, as atenções estão totalmente voltadas à ampliação do 5G.— Santa Catarina é um lugar que a gente tem um market share muito relevante, como no Paraná. O que a gente nota é que está havendo uma adoção do dispositivo 5G muito forte.
Então qualquer investimento que for feito no Estado, não faz o menor sentido ser no 4G — antecipa o executivo.
Fonte: NSC / Foto: Mauricio Bazilio, Divulgação

Deixe seu comentário