HOMENAGEADOS POR TEMPO DE SERVIÇO PRESTADO A COMUNIDADE RODEENSE
Dia 21 de setembro é o Dia Mundial de Combate à Doença de Alzheimer. Por este motivo, setembro é considerado o mês Internacional do Alzheimer.
Tendo em vista o crescente número de idosos em nossa comunidade, nada mais justo do que abordar o tema. Sabe-se que o Alzheimer é a forma mais comum de demência na terceira idade, causada pela deterioração e atrofia lenta e progressiva do cérebro. O tratamento medicamentoso auxilia apenas a conservar o que restou da função cerebral e evitar sintomas secundários.
Em casos avançados, os problemas de memória podem vir acompanhados de dificuldade de locomoção, comunicação e deglutição. Apesar de ser uma condição sem cura, quero salientar que pesquisas apontam que é possível, sim, prevenir sua instalação.Vou elencar, aqui, os fatores que merecem destaque para prevenção da doença:
Mantenha sua mente ativa e em equilíbrio. É provado que as pessoas com maior cognição têm um menor risco de desenvolver a doença. Leitura, atividades intelectuais, culturais e esportivas são cruciais para um resultado satisfatório.
- Faça caminhadas regulares e atividades ao ar livre. Preze por sua autonomia nas atividades cotidianas, como organizar seus pertences, cuidar da casa, ir ao mercado e preparar refeições.
- Frequente as atividades em grupo do seu bairro. Jogos de cartas, dominó e tabuleiro estimulam o raciocínio e o convívio social. Participe dos bailes da terceira idade que ocorrem na cidade. A dança é uma ótima opção, já que exercita vários grupos musculares, auxilia na preservação da agilidade e coordenação motora e previne a depressão.
- Fatores emocionais têm influência no desenvolvimento da doença. Um dos temas abordados no último congresso brasileiro de Geriatria e Gerontologia foi a intervenção da depressão no desenvolvimento da doença de Alzheimer.
- Uma dieta saudável é fundamental na prevenção de várias comorbidades. Restringir carboidratos e adicionar à dieta alguns alimentos, como verduras, azeite, peixes e vinho (sem excessos), assim como a suplementação de ômega 3, podem manter o Alzheimer bem longe de você.
- Avaliações médicas regulares e a detecção precoce de outras patologias como hipertensão arterial, diabetes, depressão e manejo da obesidade, também são de suma relevância.Consulte um médico especializado e cuide da sua saúde.Prevenir é sempre a melhor opção!
Fonte: Jornal de Pomerode
Foto: Divulgação
Deixe seu comentário