HOMENAGEADOS POR TEMPO DE SERVIÇO PRESTADO A COMUNIDADE RODEENSE
O campus da UDESC em Pinhalzinho terá o primeiro laboratório certificado para análise de leite no estado. O objetivo é melhorar a qualidade e produtividade do produto
Divulgação / Sebrae
O município de Pinhalzinho, no Oeste de Santa Catarina, terá a construção de um laboratório para análise de leite. O Núcleo de Ciência, Tecnologia e Inovação do Leite (NCTI) será construído no campus da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) no prazo de 540 dias. O projeto prevê uma estrutura de 3.948 m², com custo aproximado de R$ 9,7 milhões.
A criação de uma estrutura para análise da qualidade do leite já estava sendo reivindicada pelas entidades de representação dos produtores rurais e das agroindústrias há cerca de uma década. Atualmente, não existe laboratório certificado para análise da qualidade do leite em Santa Catarina, então a produção feita no estado é enviada para Curitiba (PR) ou Passo Fundo (RS).
De acordo com o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de Santa Catarina (FAESC), José Zeferino Pedrozo, a construção do NCTI dará agilidade ao processo e maior segurança ao produto. "Vai representar rapidez nos resultados e uma grande redução de custos. Será um grande aliado no controle da sanidade do rebanho", afirma Pedrozo.
Laboratório certificado de análise de leite
O Núcleo de Tecnologia e Inovação do Leite será destinado para análise da qualidade do leite e contará com uma indústria de lácteos em escala piloto e um laboratório de pesquisa e inovação em leite e derivados.
A indústria de lácteos será voltada para produtores de leite e contará com a participação dos acadêmicos dos cursos de Engenharia de Alimentos e Engenharia Química da UDESC para realização de estudos sobre a otimização de processos e a diversificação de produtos. Além disso, devem ser realizadas oficinas, cursos e treinamentos para inovação, diversificação de produtos e otimização de processos.
Já o laboratório será direcionado à realização de pesquisa aplicada, buscando soluções diante das necessidades do setor e do aprimoramento tecnológico dos produtos e processos, focando no estudo de componentes, produtos e processos para toda a cadeia produtiva.
O laboratório da qualidade do leite oferecerá análises como a contagem de células somáticas (CSS), contagem padrão em placas (CPP), contaminantes, medicamentos e parâmetros físico-químicos. Além disso, terá o credenciamento na rede brasileira de qualidade do leite do Ministério da Agricultura.
Produção de leite no estado
Santa Catarina é o quarto maior produtor de leite do Brasil, de acordo com dados de 2022 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), e gera mais de três bilhões de litros por ano. A região que mais se destaca na produção leiteira catarinense é o Oeste, que responde por 78% da produção catarinense de leite.
Deixe seu comentário