HOMENAGEADOS POR TEMPO DE SERVIÇO PRESTADO A COMUNIDADE RODEENSE
Mais de 500 detentos do Complexo Penitenciário do Vale do Itajaí receberam no dia (8) o certificado de conclusão do curso de costura básica, logística e manutenção de máquinas de costura. Durante os treinamentos, eles confeccionaram cerca de 1,2 mil peças para o uniforme escolar da rede pública estadual.
A formação foi feita em uma parceria entre o SENAI (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) e o Governo de Santa Catarina, por meio do DPP (Departamento de Polícia Penal).
O programa começou em agosto e que segue até dezembro, capacitando profissionalmente cerca de 2,1 mil detentos de seis unidades prisionais de Santa Catarina.
Em Itajaí, durante três meses, 300 detentos fizeram o curso de costura básica, outros 200, o de logística e 25 se capacitaram em manutenção de máquinas de costura. Depois de concluído o treinamento, as unidades estarão aptas a fabricar uniformes escolares e, de acordo com a demanda, poderão ser confeccionados lençóis, fronhas e mantas para os hospitais catarinenses.
A coordenadora de Educação Básica e Profissional do SENAI na Foz do Rio Itajaí, Roseméri Matiola, destacou a importância do investimento em qualificação e enalteceu a oportunidade da instituição em fazer parte da iniciativa. "Uma oportunidade, um recomeço, um novo propósito de vida para estas pessoas terem uma profissão e reingressarem novamente no mundo do trabalho", afirmou.
Já a policial penal Marta Regina Ambrósio, superintendente regional das unidades prisionais do Vale do Itajaí, destacou a importância da formação. "O trabalho dá dignidade ao interno, permite que ele receba um salário pelo serviço prestado, cujo recurso financeiro ele pode destinar à família, e tem a remição da pena", observou.
A cerimônia de formatura contou com a presença do diretor-geral do DPP, Vladecir dos Santos, e da Gerente de Trabalho e Renda do DPP, Léa Fernanda Mazaro, representantes do SENAI e alguns apenados, convidados para representar os demais alunos.
Fonte: REDAÇÃO ND
Deixe seu comentário