logo RCN
Conselho Nacional de Direitos Humanos

Investigação nacional põe Blumenau no centro de relatório sobre neonazismo

Comitiva de Direitos Humanos virá a Santa Catarina para ouvir vítimas, autoridades e especialistas, afirma Mônica Bérgamo, da Folha

Blumenau estará na rota de uma comitiva do Conselho Nacional de Direitos Humanos por conta das células neonazistas que atuam na cidade. Os números despertaram a atenção do órgão, que é vinculado ao Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania. As informações foram publicadas pela jornalista Mônica Bérgamo, da Folha de São Paulo.

De acordo com a publicação, o grupo virá a Santa Catarina em abril, entre os dias 9 e 12. O motivo seria o suposto aumento de células neonazistas no Estado. Para investigar a questão, a equipe ouvirá possíveis vítimas, autoridades e especialistas. Ao final, um relatório será feito.

Blumenau será uma das cidades visitadas. Um levantamento da antropóloga e especialista no tema Adriana Dias mostrou que o município de quase 365 mil habitantes tem 63 células neonazistas. A capital paulista, com 12 milhões de moradores, tem 96.

Essa desproporção nas quantidades chama a atenção do Conselho, que quer entender o que ocorre na região. A colunista também contou que a viagem surgiu a partir de uma representação enviada pela Associação Brasileira de Imprensa pedindo a abertura de uma investigação sobre o aumento de atividades e células neonazistas no Brasil.

Santa Catarina registra uma série de casos envolvendo neonazismo. Em 2022, uma pesquisa de Adriana Dias — que faleceu em 2023 — expôs um aumento de 158% no número de grupos. A situação gerou preocupação internacional. O jornal britânico The Times publicou no ano passado uma reportagem sobre a questão.

O texto, do repórter Stephen Gibbs, citou a operação policial em novembro de 2022, em São Pedro de Alcântara, na Grande Florianópolis, quando foram presos integrantes de um grupo de supremacistas brancos chamado Hammerskin, que nasceu nos EUA e tem ramificações em outros países.

Também no ano passado, o jornal inglês Financial Times trouxe o cenário do Sul do Brasil, focando em episódios catarinenses.

NSC Total

Por: Bianca Bertoli

Quem é Sidnei Gervasi, procurado por aplicar golpes em viajantes em agência de turismo de SC Anterior

Quem é Sidnei Gervasi, procurado por aplicar golpes em viajantes em agência de turismo de SC

Como as prisões de prefeitos de SC podem afetar as Eleições 2024 Próximo

Como as prisões de prefeitos de SC podem afetar as Eleições 2024

Deixe seu comentário