HOMENAGEADOS POR TEMPO DE SERVIÇO PRESTADO A COMUNIDADE RODEENSE
A medida vai na contramão do discurso do próprio governo sobre justiça tributária.
O governo federal validou o decreto que estabelece o aumento do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF), o que deve impactar diretamente microempreendedores e pequenas empresas. A medida determina a duplicação da tarifa do imposto para operações realizadas por pessoas jurídicas, incluindo transações diárias.
Na prática, isso significa que microempreendedores individuais (MEIs) e empresas optantes pelo Simples Nacional pagarão o dobro de tributos ao realizarem movimentações financeiras em nome da empresa.
A analista de Economia da CNN, Thais Herédia, avalia que a mudança afeta principalmente esse grupo de empresários, que já enfrenta dificuldades para acessar crédito e manter a saúde financeira dos negócios.
Para ela, quando esses empreendedores tomarem empréstimos, por exemplo, terão que lidar com uma tributação duas vezes maior do que a atual. A medida vai na contramão do discurso do próprio governo sobre justiça tributária, ao impor um ônus adicional justamente sobre um setor que movimenta a economia, gera empregos e sustenta milhares de famílias no país.
Em meio a um cenário de incertezas e altos custos, a elevação do IOF representa mais um obstáculo à sobrevivência e ao crescimento das micro e pequenas empresas brasileiras.
Deixe seu comentário