Santa Catarina entra em alerta para temporais e ventos fortes neste fim de semana
O Comandante dos Bombeiros Voluntários de Indaial, Evandro Vinotti, usou as redes sociais na tarde desta quinta-feira (8) para fazer um desabafo e um alerta importante à população. A corporação foi acionada para combater um suposto incêndio em residência, uma ocorrência considerada de gravidade máxima.
Para atender ao chamado, foram deslocados dois caminhões de combate a incêndio e uma ambulância de apoio. No entanto, ao chegarem ao local, as equipes constataram que se tratava apenas de fogo em lixo, em um terreno baldio, sem risco iminente a imóveis.
No vídeo gravado de dentro da viatura, Vinotti classificou a situação como trote, criticando a falta de verificação por parte de quem liga para o 193. “Ah, mas eu achei… Isso é trote. A gente coloca o serviço de socorro em xeque por conta de uma situação que não é verdadeira”, desabafou o comandante.
O risco desse tipo de alarme falso vai além do custo do combustível e do desgaste das viaturas. O principal problema é a indisponibilidade das equipes para emergências reais. “Eu posso deixar de atender uma outra emergência importante para atender uma situação que não é verdadeira”, alertou Vinotti. A orientação é que a população verifique a real situação antes de acionar o socorro, garantindo que as viaturas estejam disponíveis para quem realmente precisa de ajuda imediata.
00:0000:44Tocador de vídeo
Vídeo: CBVI

Deixe seu comentário