logo RCN
NAN

Anvisa proíbe venda de fórmula infantil por risco de contaminação por toxina

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) publicou nesta quarta-feira (7) uma resolução que proíbe a comercialização, distribuição e uso de lotes específicos de diversas fórmulas infantis da Nestlé. A medida atinge produtos das marcas Nestogeno, Nan Supreme Pro, Nanlac Supreme Pro, Nanlac Comfor, Nan Sensitive e Alfamino. A decisão foi tomada após a detecção de risco de contaminação por cereulide, uma toxina produzida pela bactéria Bacillus cereus.

O alerta é grave pois o consumo de alimentos contaminados por essa toxina pode causar vômitos persistentes, diarreia e letargia, um estado de sonolência excessiva, lentidão nos movimentos e dificuldade de reação na criança. Segundo a Anvisa, trata-se de um recall global e preventivo. A própria fabricante iniciou o recolhimento voluntário após identificar que a toxina estava presente em um ingrediente de um fornecedor de óleos terceirizados, utilizado em uma fábrica na Holanda que abastece o mercado mundial.



A orientação expressa aos pais e responsáveis que utilizam qualquer um desses produtos é verificar imediatamente o número do lote impresso no rótulo da lata ou embalagem. Se o código coincidir com os lotes bloqueados, o alimento não deve ser oferecido ao bebê de forma alguma.

A Nestlé Brasil disponibilizou seu Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC), indicado no rótulo, para orientar sobre trocas e devoluções. Caso a criança tenha consumido o produto e apresente os sintomas descritos, a recomendação é procurar atendimento médico imediato levando, se possível, a embalagem do produto.


FURB abre inscrições para vestibular da primeira turma de Medicina em Timbó Anterior

FURB abre inscrições para vestibular da primeira turma de Medicina em Timbó

Governo do Estado anuncia abertura das inscrições para o Programa Bolsa Atleta 2026 Próximo

Governo do Estado anuncia abertura das inscrições para o Programa Bolsa Atleta 2026

Deixe seu comentário