logo RCN
TEMPO

Terça de sol e calor antecede virada no tempo com risco de temporais e formação de ciclone no fim da semana

Quem aproveita esta terça-feira (06) em Santa Catarina encontra um cenário de estabilidade e predomínio de sol, garantido pela atuação de uma massa de ar seco. O tempo firme abrange praticamente todas as regiões, com exceção apenas do Litoral Norte, na divisa com o Paraná, onde a circulação marítima ainda mantém muitas nuvens e pode provocar chuvas rápidas. As temperaturas já mostram elevação, ultrapassando os 30°C no Oeste e variando entre 25°C e 30°C no Vale do Itajaí e na costa.

O “calorão”, no entanto, vai ganhar força total a partir desta quarta-feira (07). Os termômetros devem disparar, superando os 30°C em todo o estado e alcançando picos de 34°C no Litoral Sul e Oeste. Esse aquecimento intenso, somado à umidade, trará de volta as condições para os clássicos temporais de verão no fim do dia, principalmente nas áreas de divisa com o Rio Grande do Sul.

A situação exige maior atenção a partir de quinta-feira (08). O dia começará abafado, com marcas que podem passar dos 35°C, mas o avanço rápido de uma frente fria mudará o tempo drasticamente à tarde. O choque térmico deve provocar pancadas de chuva e temporais em todo o estado, com risco moderado para destelhamentos, quedas de árvores e danos na rede elétrica.

Para o final da semana, a tendência é de agravamento da instabilidade. Entre sexta e sábado, a formação de um ciclone extratropical na costa entre a Argentina e o Rio Grande do Sul deve manter o risco de temporais de moderado a alto em território catarinense.

Petróleo da Venezuela não pode ficar na mão de adversários Anterior

Petróleo da Venezuela não pode ficar na mão de adversários

PRF prende trio que usava carro clonado para furtar casas em Itajaí e recupera veículos Próximo

PRF prende trio que usava carro clonado para furtar casas em Itajaí e recupera veículos

Deixe seu comentário