HOMENAGEADOS POR TEMPO DE SERVIÇO PRESTADO A COMUNIDADE RODEENSE
Operação fiscaliza caça e pesca ilegais na Serra da Abelha, em Vitor Meireles
Entre os dias 25 e 27 de junho, servidores do NGI Ibirama, do Parque Nacional da Serra do Itajaí e do Parque Nacional de São Joaquim realizaram a Operação de Fiscalização Macuco T. Solitarius na Área de Relevante Interesse Ecológico (Arie) Serra da Abelha, em Vitor Meireles, no Alto Vale do Itajaí, Santa Catarina.
A ação teve como objetivo coibir práticas ilegais de caça e pesca, além de verificar o uso de ranchos e acampamentos dentro e no entorno da Unidade de Conservação. As equipes também realizaram entrevistas com moradores locais, inspeções em trilhas às margens do Rio da Prata — apontadas como possíveis pontos de caça — e rondas motorizadas nas estradas internas, reforçando a presença institucional na região.
O nome da operação faz referência ao macuco, ave símbolo da Mata Atlântica que já foi abundante na região, mas sofreu forte pressão devido à caça predatória.
A Arie Serra da Abelha é uma Unidade de Conservação federal de uso sustentável, com aproximadamente 5 mil hectares, criada para proteger a zona de transição entre a Floresta de Araucária e a Mata Atlântica litorânea. Na área ainda resistem milhares de araucárias centenárias, além de espécies ameaçadas de extinção, como a canela-sassafrás e o papagaio-do-peito-roxo.
A operação reforça o compromisso das equipes de fiscalização em preservar os remanescentes de biodiversidade, coibir atividades ilegais e garantir a conservação de espécies que encontram refúgio na Serra da Abelha.
Por RVNC/ Jornalista Marcelo Zemke
Deixe seu comentário