HOMENAGEADOS POR TEMPO DE SERVIÇO PRESTADO A COMUNIDADE RODEENSE
Na terça-feira, 8, o helicóptero Arcanjo 03 do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) voltou a operar
em Blumenau e em municípios vizinhos. Desde 18 de fevereiro, a aeronave passava por uma manutenção preventiva de rotina e, com o retorno às atividades, retoma o apoio em atendimentos aeromédicos e operações de resgate em toda a região.
Durante o período de manutenção, o serviço aeromédico foi mantido por meio de uma operação integrada entre as forças de segurança pública, com o uso do helicóptero Águia da Polícia Militar de Santa Catarina e viaturas de resgate do CBMSC, garantindo o atendimento ininterrupto à população.
A aeronave do Batalhão de Operações Aéreas (BOA-CBMSC) recebeu uma inspeção completa de oito anos da célula, revisão de 600 horas do motor e da estrutura, além da substituição do módulo 4 do motor (turbina livre), que havia atingido o limite máximo de ciclos estabelecido pelo fabricante. O componente, de alta complexidade e demanda mundial, foi importado da França.
A troca do módulo ocorreu por meio do procedimento conhecido como “troca standard”, prática comum na aviação, na qual a peça usada é enviada ao fornecedor e substituída por outra previamente revisada e com nova vida útil em horas de voo. A medida é fundamental para garantir a segurança da tripulação e a continuidade dos serviços prestados.
Arcanjo 03
Segundo o comandante do BOA, tenente-coronel Hugo Manfrin Dalossi, a manutenção faz parte de um rigoroso cronograma técnico adotado pelo CBMSC.
“Mesmo diante dos desafios do setor aeronáutico, como a importação do módulo 4 do motor, um componente de alta tecnologia, mantemos nosso compromisso com a segurança e a eficiência das operações. Cumprimos manutenções obrigatórias, determinadas pelo fabricante, que asseguram a confiabilidade da nossa atuação. Sabemos da responsabilidade que temos com a população catarinense e com a tripulação envolvida nas missões diárias”, afirmou.
Com a retomada das operações, o Arcanjo 03 volta a atuar com uma equipe formada por um comandante de aeronave, um oficial do CBMSC, dois tripulantes operacionais e a equipe médica do SAMU Aeromédico, composta por médico e enfermeiro.
Todas as aeronaves do CBMSC passam por inspeções técnicas rigorosas, conduzidas por empresas especializadas e supervisionadas pelo Centro Técnico de Manutenção (CTM), garantindo segurança operacional e qualidade nos atendimentos prestados à sociedade.

Deixe seu comentário