logo RCN
FUTEBOL

Portaria regulamenta o retorno do público aos estádios

As regulamentações sanitárias para que o público possa acessar os estádios a partir de 15 de setembro estão na portaria nº 1015, divulgada nesta segunda-feira, 13, pela Secretaria de Estado da Saúde. Na última sexta-feira, 10, o Governo do Estado publicou o Decreto Nº 1.463, autorizando a retomada, em todo o território catarinense, do público aos eventos esportivos.

O texto inicial sofreu alterações levando em consideração as solicitações do setor e o entendimento, por parte da Secretaria, sobre os principais protocolos a serem seguidos. Garantindo um acordo conjunto do processo.

A portaria foi definida após diálogo entre o governador Carlos Moisés e representantes dos clubes e da Federação Catarinense de Futebol (FCF). "Os clubes terão um papel muito importante para que possamos avançar na vacinação e retornar à normalidade o quanto antes. A força dos times junto aos seus torcedores será uma aliada para a conscientização quanto à importância de completar a imunização", afirmou. Atualmente, Santa Catarina tem mais de 2,5 milhões de pessoas já com a segunda dose ou dose única.

Para o secretário de Estado da Saúde, André Motta Ribeiro, é fundamental que os regramentos sejam construídos com os setores, o que permite um cumprimento correto das medidas adotadas. "Temos sido abertos ao diálogo junto aos mais diversos setores. Precisamos trabalhar unidos e compreender as necessidades, dessa forma, as portarias desenvolvidas conseguem cumprir seu papel sendo implementadas com responsabilidade", afirma.

Entre as regras para acesso aos estádios está a comprovação de esquema vacinal completo (duas doses ou dose única), ou laudo negativo para a Covid-19 emitido nas últimas 72h.

Na avaliação do diretor da Associação de Clubes de Futebol Profissional de Santa Catarina, Cláudio Gomes, as condições alcançadas após o diálogo com o Governo do Estado são adequadas. "O Governo sempre nos atendeu para o diálogo, compreendemos a necessidade de protocolos para receber o público com segurança. Jogamos no mesmo time. Queremos que Santa Catarina toda com a segunda dose e vamos trabalhar também em função disso. Vamos abrir com muita responsabilidade", projeta.

Os protocolos

? A ocupação máxima por estádio será de 30% das cadeiras ou similares.

? Os clubes deverão apresentar o Plano de Contingência

? A comercialização de ingressos deve ser realizada preferencialmente por meio eletrônico, podendo também ser feita de forma presencial, sendo obrigatória a emissão de ingresso nominal;

? Para acesso ao estádio, será obrigatória a apresentação do comprovante de vacinação completa tendo 14 dias de intervalo da segunda dose ou do laudo de exame RT-qPCR ou Pesquisa de Antígeno com resultado negativo;

? O uso de máscaras é obrigatório durante todo o período de realização do evento;

? Apenas será permitida presença de público nos setores com assentos numerados;

? É vedada a presença do público em pé;

? Os portões devem ser abertos com no mínimo 2 horas de antecedência à partida, para coibir aglomerações;

? Deverá ser providenciada marcação e cumprimento de distanciamento físico de 1,5 m.

Para facilitar o entendimento quanto à capacidade máxima de ocupação em cada estádio do Estado, a portaria já disponibiliza tabela de referência.


informações para a imprensa:

Karla Lobato

Assessoria de Comunicação

Secretaria de Estado da Saúde - SES

Vacinação em SC: Estado distribui novas doses para aplicação em adolescentes e reforço nos idosos Anterior

Vacinação em SC: Estado distribui novas doses para aplicação em adolescentes e reforço nos idosos

AULA INAUGURAL DO CURSO GRATUITO DE COSTURA BÁSICA INDUSTRIAL Próximo

AULA INAUGURAL DO CURSO GRATUITO DE COSTURA BÁSICA INDUSTRIAL

Deixe seu comentário