Deputado Napoleão Bernardes anuncia mais R$ 13 milhões em investimentos para o Vale Europeu
Nova fase da operação Mensageiro tem dois ex-prefeitos entre os alvos em SC

-
Foto: Divulgação MP-SC -
O Gaeco e o Gaec do Ministério Público de Santa Catarina estão cumprindo mandados de prisão e busca e apreensão dentro da sexta fase da Operação Mensageiro. Os trabalhos ocorrem em 11 cidades catarinenses. Dois ex-prefeitos estão entre o alvos. Os trabalhos, conforme o MP-SC, apuram os crimes contra a Administração Pública, incluindo corrupção ativa e passiva, fraude à licitação, organização criminosa e lavagem de capitais.
As prisões são de três empresários que, segundo o MP-SC, continuariam a cometer atos ilícitos dentro das investigações do escândalo do lixo. A promotoria também divulgou que, por determinação do Tribunal de Justiça de Santa Catarina, “estão sendo cumpridos 3 mandados de prisão preventiva e 36 mandados de busca e apreensão em residências e empresas localizadas nos municípios de Rio do Sul, Blumenau, Imbituba, Florianópolis, Gaspar, Bombinhas, Laguna, Braço do Norte, Palhoça e Imaruí”.
Foram presos preventivamente empresários suspeitos de manter as práticas ilícitas, e cumpridas medidas de busca e apreensão contra servidores, ex-servidores e agentes políticos, incluindo ex-prefeitos de Braço do Norte e Rio do Sul. O MP diz que “esta fase da investigação busca aprofundar a colheita de provas relativas a contratos de coleta e destinação de resíduos sólidos urbanos em diversas regiões do Estado, nos quais se apuram indícios de atuação de agentes públicos e particulares em esquema criminoso estruturado”.
As investigações começaram em 2022, sob a condução da Subprocuradoria-Geral de Justiça para Assuntos Jurídicos, em atuação conjunta com o GAECO e o GEAC, no âmbito de procedimentos destinados à repressão de crimes funcionais praticados por prefeitos e outros agentes públicos.

Deixe seu comentário