logo RCN
Ministério da Saúde

Ministério da Saúde recomenda dose de reforço da Janssen

Orientação contraria anúncio do ministro Marcelo Queiroga, que previa três doses do imunizante

O Ministério da Saúde divulgou, na noite dessa quinta-feira (25), a recomendação para que pessoas vacinadas com a Janssen recebam uma dose de reforço de dois a seis meses após a aplicação da primeira.

A orientação contraria o anúncio feito pelo ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, que previa uma segunda dose após pelo menos dois meses e uma terceira dose cinco meses depois.

A decisão é baseada em uma pesquisa feita nos Estados Unidos, que mostra que "os níveis de anticorpos aumentam nove vezes após uma semana da dose de reforço da Janssen, quando aplicada com intervalo de seis meses.

As pesquisas também mostram que esse índice segue aumentando em até 12 vezes quatro semanas após a aplicação do reforço".

O estudo mostra também que "a dose de reforço, aplicada com no mínimo dois meses de intervalo, forneceu até 94% de proteção contra a Covid-19. Com a dose única da vacina, esse índice é de 75%.

O mesmo estudo ainda apontou que os níveis de anticorpos aumentaram entre quatro e seis vezes com a dose de reforço".

Para as mulheres que estão grávidas e vacinaram com a Janssen, o Ministério da Saúde recomenda que o reforço deve ser feito com a vacina da Pfizer, seguindo o mesmo intervalo.


Foto: Américo Antonio | Governo do Paraná

Campanha de Multivacinação para crianças e adolescentes termina no próximo dia 30 Anterior

Campanha de Multivacinação para crianças e adolescentes termina no próximo dia 30

Ciclone deixa SC em alerta para rajadas de vento de 70 Km/h Grande Florianópolis e Vale do Itajaí estão entre as regiões afetadas Próximo

Ciclone deixa SC em alerta para rajadas de vento de 70 Km/h Grande Florianópolis e Vale do Itajaí estão entre as regiões afetadas

Deixe seu comentário