Em Santa Catarina, major transexual da PM é aposentada compulsoriamente
A erupção do vulcão do parque Cumbre Vieja, nas Ilhas Canárias, a primeira em 50 anos, forçou a retirada de cerca de 5.000 pessoas (entre elas, cerca de 500 turistas), disseram nesta segunda-feira (20) os responsáveis pela operação. A expectativa é que não seja necessário retirar mais gente.
Não há registro de nenhuma morte.
O vulcão entrou em erupção no domingo A lava tomou casas e florestas, sendo que a rocha derretida fluiu em direção ao Oceano Atlântico.
Isso aconteceu em uma região pouco povoada da ilha de La Palma. Essa é a ilha que fica no ponto mais ao noroeste das Canárias. Com uma população de 85 mil habitantes, essa é uma das oito ilhas do arquipélago na costa oeste da África (o ponto mais próximo de um continente é o Marrocos, a 100 km).
O vulcão continua ativo nesta segunda-feira. Na ilha, há uma fumaça densa que sai do vulcão, e as casas estão em chamas.
"A lava se movimenta em direção à costa, e os danos serão materiais. De acordo com os especialistas, há um volume de lava entre 17 milhões e 20 milhões de metros cúbicos", disse o presidente regional Angel Victor Torres.
Cada metro cúbico de lava equivale a mil litros.
Casas destruídas
Até agora, foram destruídas cerca de 100 casas, disse Mariano Hernandez, presidente do conselho de La Palma.
A vila de El Paso foi uma das atingidas pela lava. Cerca de 20 casas nesse local foram tomadas pela lava, que também invadiu a estrada e ameaça outras vilas.
O vulcanologista Nemesio Perez disse que, a não ser que alguém se comporte de forma inapropriada, não deve haver nenhuma morte.
Stavros Meletlidis, doutor em vulcanologia do Instituto Geográfico Espanhol, disse que a erupção abriu cinco fissuras na encosta e que não tinha certeza de quanto tempo ela pode durar. "Temos que medir a lava todos os dias e isso nos ajudará a descobrir", afirmou.
Em 1971, quando houve uma outra erupção na ilha, um homem morreu ao tentar tirar fotografias de perto.
O presidente do governo espanhol, Pedro Sánchez, adiou sua viagem a Nova York prevista e se deslocou para La Palma. Está lá desde a noite para acompanhar a evolução das operações.
Foram registrados mais de 22 mil tremores na última semana na área de Cumbre Vieja, uma cadeia de vulcões que teve uma grande erupção em 1971 e é uma das regiões vulcânicas mais ativas das Canárias.
Fonte: G1
Deixe seu comentário