Deputado Napoleão Bernardes anuncia mais R$ 13 milhões em investimentos para o Vale Europeu
FALTA DE ÔNIBUS EM TIMBÓ E REGIÃO-TRANSPORTE PÚBLICO INTERMUNICIPAL DEIXA A POPULAÇÃO SEM SAÍDA
A empresa Expresso Presidente deixou de operar em 2024 nas cidades de: Doutor Pedrinho, Benedito Novo, Rodeio, Ascurra, Apiúna, Presidente Getúlio e Timbó.
Deixando a população sem transporte público Intermunicipal. Logo a empresa LDL assumiu as linhas por quatro meses neste ano de 2025 e não obteve lucro com o transporte.
O que as empresas alegam é que estão sem verba para manutenção dos ônibus, pois os mesmos da empresa Expresso Presidente quebravam e davam alto custo ao transporte público.
Os ônibus da empresa LDL turismo também pararam por falta de verba, que no caso precisa para manter os ônibus.
Logo, resolveu assumir a rota somente de Ascurra a Blumenau, em caso emergencial, para ajudar a população que precisa de transporte público.
O problema é que estamos somente com dois horários de ônibus e a população sofre com isso a três meses.
E assim, foi lançado três editais, de acordo com o SIE( Secretaria de Estado de Infraestrutura e Mobilidade) e nenhuma empresa quis assumir Timbó e região. Os deputados tentaram ajudar, mas o que precisamos é de alguma empresa que assuma as regiões de Doutor Pedrinho, Benedito Novo, Rodeio, Ascurra, Apiúna, Presidente Getúlio e Timbó, que fazia a rota até a cidade de Blumenau.
E que tenha mais ônibus e horários como era antes de todo Transporte Intermunicipal acabar, assim conseguiremos ter os ônibus circulando novamente.
ROTAS PRINCIPAIS:
DR PEDRINHO, BENEDITO NOVO A BLUMENAU.
ASCURRA, RODEIO A BLUMENAU.
Conforme a Lei nº 12.587/2012 (Política Nacional de Mobilidade Urbana):
Estabelece princípios, diretrizes e objetivas da Política Nacional de Mobilidade Urbana, com foco na garantia da mobilidade como direito de todos os cidadãos.
Citando-se a Constituição Federal:
O artigo 21, inciso XX, da Constituição Federal atribui à União a competência para instituir diretrizes gerais para o desenvolvimento urbano, incluindo habitação, saneamento básico e transportes urbanos, conforme a Câmara dos Deputados.
RELATADO POR: DANIÉLE LEWIN
ESTUDANTE GRADUADA EM DIREITO
Deixe seu comentário