logo RCN
Bombeiros

Bombeiros divulgam balaço da Operação Veraneio na região da 34ª ADR

A 2ª Companhia do 3º Batalhão de Bombeiro Militar, que atende os municípios pertencentes à 34ª Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) de Timbó, divulgou nesta segunda-feira, 19, o balanço da Operação Veraneio na região. A corporação desenvolveu trabalhos de prevenção na barragem Rio Bonito (Palmeiras), na cidade de Rio dos Cedros, durante 26 dias. Mais de 5 mil pessoas foram atendidas e nenhum óbito foi registrado na área guarnecida.

O comandante da 2ª Companhia, Capitão Filipe da Silva Daminelli, explica que, apesar do trabalho do Corpo de Bombeiros ser intensificado no Litoral durante o verão, algumas cidades do interior também recebem atenção especial nesse período, como é o caso de Rio dos Cedros. 

"O município riocedrense é o único da região da 34ª ADR que tem a Operação Veraneio, devido ao alto número de turistas que procuram as barragens para passar o verão", comenta Capitão Daminelli. 

A Operação Veraneio em Rio Bonito (Palmeiras) iniciou em 16 de dezembro de 2017 e encerrou no Carnaval, em 13 de fevereiro de 2018. O trabalho de prevenção foi realizado nos fins de semana e feriados, contando com 16 Bombeiros Militares, seis Guarda-Vidas Civis, uma motonáutica, duas embarcações infláveis e uma viatura 4x4. 

Durante o período, foram contabilizadas 3.426 ações, sendo 3.407 ações preventivas, quatro lesões por objetos cortantes, oito embarcações à deriva e sete outras ocorrências. Foram atendidas, direta e indiretamente, 5.723 pessoas. O Corpo de Bombeiros não registrou nenhum óbito na barragem durante o período. 

"Em Rio dos Cedros, a Operação Veraneio já é consolidada, sendo realizada desde 2009, tendo como objetivo as atividades de prevenção que visam a segurança das pessoas", disse Capitão Daminelli. 


Operação Veraneio no Estado 

A Operação Veraneio é o maior trabalho integrado de segurança pública do Estado de Santa Catarina, com o engajamento de Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros Militar, Instituto Geral de Perícias e Detran, envolvendo mais de 10 mil, incluindo 1.500 guarda-vidas civis contratados. 

O período de cobertura da Operação Veraneio envolve três momentos diferentes, divididos de acordo com o movimento de pessoas nas áreas monitoradas: 

- Pré-temporada: que iniciou em 5 de outubro; 

- Alta Temporada: de 15 de dezembro de 2017 até 4 de março de 2018, com o maior reforço de pessoal, por todos os órgãos da Segurança Pública; e 

- Pós-temporada: 5 de março até 15 de abril de 2018. 

Fotos: GBM Rio dos Cedros

Anterior

Gered da ADR de Timbó inicia ano letivo com mais de 12 mil alunos matriculados

Próximo

Matrículas abertas para curso de Técnico em Informática no Cedup de Timbó

Deixe seu comentário