Em Santa Catarina, major transexual da PM é aposentada compulsoriamente
A 2ª Companhia do 3º Batalhão de Bombeiro Militar, que atende os municípios pertencentes à 34ª Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) de Timbó, divulgou nesta segunda-feira, 19, o balanço da Operação Veraneio na região. A corporação desenvolveu trabalhos de prevenção na barragem Rio Bonito (Palmeiras), na cidade de Rio dos Cedros, durante 26 dias. Mais de 5 mil pessoas foram atendidas e nenhum óbito foi registrado na área guarnecida.
O comandante da 2ª Companhia, Capitão Filipe da Silva Daminelli, explica que, apesar do trabalho do Corpo de Bombeiros ser intensificado no Litoral durante o verão, algumas cidades do interior também recebem atenção especial nesse período, como é o caso de Rio dos Cedros.
"O município riocedrense é o único da região da 34ª ADR que tem a Operação Veraneio, devido ao alto número de turistas que procuram as barragens para passar o verão", comenta Capitão Daminelli.
A Operação Veraneio em Rio Bonito (Palmeiras) iniciou em 16 de dezembro de 2017 e encerrou no Carnaval, em 13 de fevereiro de 2018. O trabalho de prevenção foi realizado nos fins de semana e feriados, contando com 16 Bombeiros Militares, seis Guarda-Vidas Civis, uma motonáutica, duas embarcações infláveis e uma viatura 4x4.
Durante o período, foram contabilizadas 3.426 ações, sendo 3.407 ações preventivas, quatro lesões por objetos cortantes, oito embarcações à deriva e sete outras ocorrências. Foram atendidas, direta e indiretamente, 5.723 pessoas. O Corpo de Bombeiros não registrou nenhum óbito na barragem durante o período.
"Em Rio dos Cedros, a Operação Veraneio já é consolidada, sendo realizada desde 2009, tendo como objetivo as atividades de prevenção que visam a segurança das pessoas", disse Capitão Daminelli.
Operação Veraneio no Estado
A Operação Veraneio é o maior trabalho integrado de segurança pública do Estado de Santa Catarina, com o engajamento de Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros Militar, Instituto Geral de Perícias e Detran, envolvendo mais de 10 mil, incluindo 1.500 guarda-vidas civis contratados.
O período de cobertura da Operação Veraneio envolve três momentos diferentes, divididos de acordo com o movimento de pessoas nas áreas monitoradas:
- Pré-temporada: que iniciou em 5 de outubro;
- Alta Temporada: de 15 de dezembro de 2017 até 4 de março de 2018, com o maior reforço de pessoal, por todos os órgãos da Segurança Pública; e
- Pós-temporada: 5 de março até 15 de abril de 2018.
Fotos: GBM Rio dos Cedros
Deixe seu comentário