logo RCN
ACIDENTE

Testemunhas relatam desespero em resgate após helicóptero cair em praia em Florianópolis

Três pessoas estavam a bordo da aeronave que caiu na tarde desta quarta-feira (19) em Canasvieiras

Desespero. É assim que testemunhas relatam o momento em que um helicóptero caiu na tarde desta quarta-feira (19) na Praia de Canasvieiras, em Florianópolis. Um casal e o piloto da aeronave ficaram feridos e foram encaminhados ao pronto atendimento.

O acidente ocorreu por volta das 17h. Segundo o empresário Gustavo Franke, que está passando férias na região, a queda ocorreu logo depois que ele e a namorada ouviram um estouro.

- Nós estamos há uma semana aqui e sempre víamos o helicóptero sobrevoando por ali. Hoje, ele estava passando e ouvimos um estouro. Nisso, minha namorada até brincou 'bah, só falta cair'. Foi quando eu levantei da cadeira, vi que ele perdeu altitude e comecei a gritar - diz.

A cozinheira Camila de Souza Peccin, que trabalha em um quiosque que fica a cerca de 200 metros do local do acidente, relata que também estranhou o quão próxima a aeronave estava da água.

- Nós nunca vimos ele [helicóptero] naquela altitude. A gente viu ele vindo, com o barulho da hélice, que não estava girando como tinha que girar. Comentei [com o chefe] 'está baixo demais'. Eu disse 'vai cair, vai bater na água'. Foi só eu fechar a boca e caiu tudo - relatou em entrevista ao g1 SC.

Já Josué Carlos Riechelmann, de 29 anos, que trabalha no local, disse que antes da queda o helicóptero parecia estar "descontrolado" no ar.

- Parecia que ele estava tentando ou procurando um local para pousar, ou que ele perdeu o controle no ar. Quando vimos o susto do impacto [depois da queda], corremos para resgatar as vítimas - conta.

Banhistas ajudaram no resgate

Logo após a queda, dezenas de pessoas foram até a água para ajudar no resgate das vítimas. Segundo o atendente Álvaro Enir Pereira, de 53 anos, foram os próprios banhistas que ajudaram a desvirar o helicóptero.

- A própria população tirou sobreviventes do helicóptero e ajudou a desvirar. Foi tudo muito rápido. Logo a guarda civil, os bombeiros, chegaram no local. Foi rápido - diz.

Camila Peccin relata, ainda, que todos ficaram apavorados com a situação, principalmente pela quantidade de pessoas que estavam na água no momento da queda do helicóptero.

- Nós ficamos apavorados, não sabiamos se tinha acertado alguém. Tinha muita gente saindo da água com criança - salienta.

Aeronave tinha capacidade para cinco pessoas

Em entrevista à NSC TV, os bombeiros informaram que a aeronave tinha capacidade para cinco pessoas, mas que levava apenas o piloto e dois turistas. Segundo a corporação, um casal fazia um voo paranômico quando o helicóptero teve uma pane no motor. 

As vítimas foram encontradas conscientes e orientadas. Após receberem atendimento no local, elas foram encaminhadas ao pronto atendimento. 


NSC Total

Por Luana Amorim

Carro fica destruído após saída de pista na BR 470, no Alto Vale Anterior

Carro fica destruído após saída de pista na BR 470, no Alto Vale

Carreta com container tomba na BR-470 em Lontras Próximo

Carreta com container tomba na BR-470 em Lontras

Deixe seu comentário